Bolo Rei de Enchidos

1

Dissolva muito bem o fermento com o leite morno. Numa tigela grande, coloque a farinha e faça um buraco no centro. No buraco, coloque o fermento, os ovos partidos, o brandy, o Vinho do Porto, a cerveja, o açúcar e uma pitada de sal. Com a mão, misture bem até que os líquidos fiquem bem misturados. Adicione o azeite e amasse tudo muito bem. Quando a massa estiver homogénea e descolar do fundo, faça uma bola e polvilhe com farinha. Tape a tigela com um pano e deixe levedar em local quente aproximadamente 2 horas até que a massa dobre.

Entretanto, prepare os enchidos.Com um palito, pique a farinheira por igual. Num tacho com água a ferver, coloque a farinheira a cozer durante 10 minutos. Depois da farinheira cozida, retire-a com uma escumadeira para um prato.

Numa frigideira leve ao lume os 80g de linguiça e os chouriços cortados em cubinhos.Mexa e deixe aquecer bem. Logo que os chouriços estejam quentes, adicione a morcela e salteie tudo muito bem sem deixar alourar. Depois de tudo salteado, retire do lume.

2

Retire a pele à farinheira e desfaça-a em pedaços. Depois da massa levedada, junte os enchidos salteados e amasse cuidadosamente para não esmagar a morcela. Com cuidado, espalhe por igual na massa, pedacinhos de farinheira e azeitonas pretas. Por fim, amasse mais um pouco para que fique tudo bem misturado. Tape novamente com o pano e deixe levedar aproximadamente 1 hora.

Num tabuleiro grande de ir ao forno, polvilhe com farinha e sobre este coloque a massa.Abra um buraco no centro e molde a massa em forma de coroa. Tape novamente com o pano e deixe levedar durante 1 hora.

3

Pincele a coroa com ovo batido. À volta espalhe a gosto, fatias de chourição, fatias de bacon, rodelas de linguiça, rodelas de chouriço, nozes e amêndoas.

Leve ao forno pré-aquecido nos 190ºC e deixe cozer entre 30 a 40 minutos.Quando o bolo rei estiver cozido e lourinho, retire-o do forno. E está pronto a servir. A equipa do SaborIntenso.com deseja-lhe um bom apetite!

INGREDIENTES

500g de farinha de trigo tipo 55 sem fermento

9,2g de fermento de padeiro seco granulado

80 ml de leite morno

80 ml de azeite

1 colher de sopa de açúcar

2 ovos

60 ml de brandy

30 ml de Vinho do Porto

100 ml de cerveja

Sal q.b.

1 farinheira

80g de chouriço de carne cortado em cubinhos

80g de chouriço mouro cortado em cubinhos

150g de morcela de assar cortada em cubos

80g de linguiça cortada em rodelas

80g de azeitonas pretas descaroçadas cortadas ao meio

Miolo de noz q.b.

Miolo de amêndoa q.b.

Rodelas de chouriço de carne q.b.

Rodelas de linguiça q.b.

5 fatias de chourição

Fatias pequenas de bacon q.b.

1 ovo batido para pincelar

Farinha para polvilhar

Partilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email