Peru Recheado no Forno

1

24 horas antes, coloque o peru a marinar em água com bastantes rodelas de laranja e de limão. Vire-o a meio do dia para a carne marinar de ambos os lados. Desta forma a carne ficará mais tenra e mais suculenta. Comece por preparar o recheio. Pique o presunto, o bacon, o fiambre e a carne de porco. À parte pique finamente uma cebola e leve-a cozer em água e uma colher de sopa de margarina. em lume muito brando. Junte às carnes picadas o alho, a salsa, as azeitonas e os pickles finamente picados. Adicione o miolo de pão amolecido no leite e uma cenoura cortada em pequenas tiras, bem como a cebola que cozeu devidamente escorrida.

2

Junte os ovos inteiros, tempere com sal e pimenta a gosto e amasse bem. Recheie o papo do peru e o seu interior com este recheio. Coza a parte do papo com uma agulha e linha.Tape a parte do interior com folha de alumínio para o recheio não sair. Coloque o peru num tabuleiro forrado com papel vegetal . Tempere o peru com sal e pimenta a gosto e espalhe por cima a margarina líquida ou margarina derretida e esfregue bem o peru. À volta do peru coloque a outra cebola cortada em rodelas, as 2 cenouras cortadas em pedaços e um pouco de salsa, bem como uma ou duas rodelas de laranja e de limão. Regue com bastante vinho branco e tape com o papel vegetal para formar um papelote grande. Assim, o peru assará ao vapor e ficará mais tenro.

3

Leve o peru ao forno pré-aquecido a 160º C durante cerca 3 horas. A meio da cozeura, deve ter o cuidado de borrifar o peru com o caldo que se for formando no tabuleiro. Passadas as 3h, destape o peru e deixe alourar por mais uns 30 a 40 minutos. Quanto terminar de alourar, retire o peru do forno, tape novamente com o papel vegetal e deixe repousar mais uns 15 minutos tapado. De seguida, escorra o molho para uma molheira. Sirva o peru recheado com o molho, as cenouras assadas e batata frita ou arroz.

INGREDIENTES

1 peru com 6,5 kg

150 gramas margarina líquida

50 gramas bacon

400 gramas carne de porco

1 colher de sopa de margarina

150 gramas presunto

100 gramas fiambre

200 gramas de miolo de pão

1,5 dl leite

2 ovos

1 colher de sopa de azeitonas

1 colher de sopa de pickles

2 cebolas

3 cenouras

1 dente de alho

Sal, pimenta q.b.

Salsa q.b.

Vinho branco q.b.

Partilhar