1
Comece por limpar as tripas. De seguida cozinhe as tripas em água temperada com sal e 2 folhas de loureiro. Num tacho grande pique uma cebola grande e um dente alho, junte azeite e leve a refogar, junte a carne de vaca partida aos bocados e um pouco de vinho, deixe estufar lentamente, acrescentando água aos poucos. Junte a entremeada e as costelinhas para que também cozam e coloque o tomate maduro ou polpa de tomate.
2
Junte a cenoura partida às rodelas, os chouriços e deixar estufar. Quando as carnes estiverem cozidas junte as tripas partidas e a morcela, aqui tempere com sal q.b, piri-piri, junte +/- 1 colher de sopa cominhos e outra de colorau. Deixe estufar um pouco para as tripas tomarem paladar, de seguida junte o feijão já cozido (se cozer o feijão aproveite a água da cozedura para a calda), deixe apurar em lume brando, rectifique os temperos e já está. Enfeite com salsa.
3
Pode acompanhar com arroz de alho “seco”, que se prepara assim: Num tacho coloque azeite e pique um dente de alho, leve ao lume no mínimo e coloque 1 medida de arroz, mexa para envolver o alho no arroz e passado uns segundos deite 2 medidas de água e mexa, tempere com sal, quando começar a ferver reduza o lume ao mínimo e deixe cozer.
INGREDIENTES
800g de dobrada lavada em varias águas
550g de feijão branco cozido
800g de dobrada lavada em várias águas
550g de feijão branco cozido
80 ml de azeite
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
4 folhas de louro cortadas ao meio
70g de bacon cortado em cubinhos
100g de chouriço de carne cortado em cubinhos
400g de tomate pelado cortado em cubos
4 cenouras pequenas cortadas em rodelas
200 ml de vinho branco
Molho piri-piri
1 colher de sopa de polpa de tomate
Sal q.b.
Salsa picada