Croquetes de Frango

1

Numa panela leve ao lume 2 litros de água e tempere com sal. Adicione os grãos de pimenta, o dente de alho, o louro, o raminho de salsa, uma colher de sopa de cebola picada e a cenoura. Quando o caldo começar a ferver, junte os peitos e deixe cozer durante 30 minutos. Depois do frango cozido, retire-o com uma escumadeira para um prato e deixe arrefecer. Numa tigela, coloque a cenoura e adicione 3 conchas de caldo (o que dá aproximadamente meio litro). Triture com a varinha mágica o caldo e a cenoura até que esta se desfaça. Limpe o frango de peles e de ossos e desfie a carne. Num tacho leve ao lume a manteiga, a restante cebola e o bacon. Mexa e deixe refogar até que comece a alourar.

2

Ao refogado junte a farinha e misture muito bem até que descole do fundo. Aos poucos e enquanto mexe, adicione o caldo com a cenoura e o leite. Tempere com noz-moscada ralada e adicione o frango desfiado. Mexa muito bem até que comece a borbulhar e descole um pouco do fundo. Rectifique os temperos de sal e pimenta. Tempere com umas gotas de sumo de limão e por fim, misture bem a salsa picada. Deixe arrefecer e guarde no frigorífico até que a massa fique fria. Depois da massa fria, retire colheradas e polvilhe com um pouco de farinha. Molde a massa em formato de croquete. Reserve os croquetes numa travessa, polvilhe previamente com farinha.

3

Passe os croquetes por ovo batido e pão ralado. Se não quiser utilizar os croquetes todos de uma vez, pode congelá-los antes de os fritar. Por fim, frite os croquetes em óleo quente de ambos os lados até que fiquem loirinhos. Depois de fritos, retire-os com uma escumadeira para um prato com papel absorvente. E está pronto a servir. Pode servir os croquetes como lanche, petisco ou prato principal acompanhados a gosto.

INGREDIENTES

½ frango grande de preferência a parte dos peitos

1 raminho de salsa

1 colher de chá de grãos de pimenta branca

1 dente de alho

1 folha de louro cortada ao meio

1 cebola grande picada

1 cenoura média cortada ao meio

70g de manteiga

100g de bacon picado

120g de farinha de trigo sem fermento

250 ml de leite

Noz-moscada q.b.

Sal q.b.

Pimenta q.b.

Sumo de limão

Salsa picada

Farinha para polvilhar

2 ovos mexidos com um garfo

Pão ralado para polvilhar

Partilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email