Croquetes de Frango

1

Numa panela leve ao lume 2 litros de água e tempere com sal. Adicione os grãos de pimenta, o dente de alho, o louro, o raminho de salsa, uma colher de sopa de cebola picada e a cenoura. Quando o caldo começar a ferver, junte os peitos e deixe cozer durante 30 minutos. Depois do frango cozido, retire-o com uma escumadeira para um prato e deixe arrefecer. Numa tigela, coloque a cenoura e adicione 3 conchas de caldo (o que dá aproximadamente meio litro). Triture com a varinha mágica o caldo e a cenoura até que esta se desfaça. Limpe o frango de peles e de ossos e desfie a carne. Num tacho leve ao lume a manteiga, a restante cebola e o bacon. Mexa e deixe refogar até que comece a alourar.

2

Ao refogado junte a farinha e misture muito bem até que descole do fundo. Aos poucos e enquanto mexe, adicione o caldo com a cenoura e o leite. Tempere com noz-moscada ralada e adicione o frango desfiado. Mexa muito bem até que comece a borbulhar e descole um pouco do fundo. Rectifique os temperos de sal e pimenta. Tempere com umas gotas de sumo de limão e por fim, misture bem a salsa picada. Deixe arrefecer e guarde no frigorífico até que a massa fique fria. Depois da massa fria, retire colheradas e polvilhe com um pouco de farinha. Molde a massa em formato de croquete. Reserve os croquetes numa travessa, polvilhe previamente com farinha.

3

Passe os croquetes por ovo batido e pão ralado. Se não quiser utilizar os croquetes todos de uma vez, pode congelá-los antes de os fritar. Por fim, frite os croquetes em óleo quente de ambos os lados até que fiquem loirinhos. Depois de fritos, retire-os com uma escumadeira para um prato com papel absorvente. E está pronto a servir. Pode servir os croquetes como lanche, petisco ou prato principal acompanhados a gosto.

INGREDIENTES

½ frango grande de preferência a parte dos peitos

1 raminho de salsa

1 colher de chá de grãos de pimenta branca

1 dente de alho

1 folha de louro cortada ao meio

1 cebola grande picada

1 cenoura média cortada ao meio

70g de manteiga

100g de bacon picado

120g de farinha de trigo sem fermento

250 ml de leite

Noz-moscada q.b.

Sal q.b.

Pimenta q.b.

Sumo de limão

Salsa picada

Farinha para polvilhar

2 ovos mexidos com um garfo

Pão ralado para polvilhar

Partilhar