Rancho à Minhota Português

1

Numa travessa, coloque o chispe, o entrecosto e a carne de vaca. Tempere por igual com sal. Numa panela de pressão ou numa panela normal com água a ferver, coloque o chouriço, a orelha de porco, a carne de vaca, o chispe, o entrecosto e o bacon. Tape, se for na panela de pressão deixa cozer durante 30 minutos após começar a ferver. Se for numa panela normal, deixa cozer durante 1 hora.

2

Depois da carne cozida, retire-a com uma escumadeira para uma travessa e reserve o caldo. Corte o chouriço em rodelas e as restantes carnes em pedaços. Num tacho largo ou numa panela grande, leve ao lume o azeite, a cebola, o alho e o louro. Mexa e deixe refogar até que comece a alourar. Ao refogado, adicione a polpa de tomate e o piripiri. Junte o vinho branco e 1,6 l do caldo de cozer a carne.

3

Logo que tudo comece a ferver, adicione as cenouras e a couve. Deixe levantar fervura. Quando tudo estiver a ferver, misture a massa e o grão cozido. Deixe cozer durante 15 minutos e caso seja necessário acrescente mais caldo. Passado o tempo, misture as carnes Deixe aquecer bem, sem deixar ferver para que a massa não coza de mais. E está pronto a servir.

INGREDIENTES

500g de carne de vaca para cozer

500g de entrecosto

½ chispe

1 orelha de porco

1 chouriço de carne

150g de bacon

Sal

6 colheres de sopa de azeite

2 cebolas grandes picadas

4 dentes de alho picados

2 folhas de louro

150 ml de polpa de tomate

Piripiri

200 ml de vinho branco

2 cenouras grandes cortadas em rodelas meia lua

350g de couve lombarda cortada em pedaços

900g de grão de bico cozido

350g de macarronete riscado

Partilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email