Tripas à Moda do Porto

1

Comece por limpar as tripas. De seguida cozinhe as tripas em água temperada com sal e 2 folhas de loureiro. Num tacho grande pique uma cebola grande e um dente alho, junte azeite e leve a refogar, junte a carne de vaca partida aos bocados e um pouco de vinho, deixe estufar lentamente, acrescentando água aos poucos. Junte a entremeada e as costelinhas para que também cozam e coloque o tomate maduro ou polpa de tomate.

2

Junte a cenoura partida às rodelas, os chouriços e deixar estufar. Quando as carnes estiverem cozidas junte as tripas partidas e a morcela, aqui tempere com sal q.b, piri-piri, junte +/- 1 colher de sopa cominhos e outra de colorau. Deixe estufar um pouco para as tripas tomarem paladar, de seguida junte o feijão já cozido (se cozer o feijão aproveite a água da cozedura para a calda), deixe apurar em lume brando, rectifique os temperos e já está. Enfeite com salsa.

3

Pode acompanhar com arroz de alho “seco”, que se prepara assim: Num tacho coloque azeite e pique um dente de alho, leve ao lume no mínimo e coloque 1 medida de arroz, mexa para envolver o alho no arroz e passado uns segundos deite 2 medidas de água e mexa, tempere com sal, quando começar a ferver reduza o lume ao mínimo e deixe cozer.

INGREDIENTES

1 Kg. Tripas/ Dobrada

500 gr. carne de vaca

Costelinhas de porco

Entremeada de porco (de preferência salgada)

Chouriço de vinho, chouriço de colorau e morcela

Cenoura, cebola, alho, cominhos, colorau, piri-piri

Tomate maduro ou polpa de tomate, loureiro, sal e vinho branco.

+/-1kg Feijão branco, Arroz

Partilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email